terça-feira, 3 de junho de 2008

MEMÓRIA LAGUNENSE E LAGUNISTA


Resolvi "re" postar este texto que escrevi no dia 27 de janeiro deste ano de 2008 , dia que começou o site Coracional... Por que? Porque ele mostra o meu entusiasmo e como a cada dia que passa o Coracional tem nos feito mais feliz, vale a pena relembrar!! E isto, gente, apenas alguns meses depois de ter sido começado!! Estamos lá renovando, refazendo várias seções graças a várias fotos e textos que estamos recebemos carinhosamente do pessoal que mora no Brasil e fora do Brasil. Lindo demais!

Queria então registrar aqui 3 coisinhas neste início de junho:

1- Muito, muito obrigada a vocês todos que têm compreendido a importância da transmissão da memória da nossa cidade!! Fazê-la circular é o meio mais certo para que ela não se perca! As gerações que estão chegando precisam urgentemente disto! Este site foi o primeiro passo. Pessoas escreveram livros, outras mais escreverão, farão mais sites, trabalhos universitários, discutirão a memória lagunense, falarão de Anita Garibaldi, mas também de várias famílias, heróis anônimos, que construíram a cidade. Falarão das ruas, das casas, da história dos prédios, das praias, dos bairros.. .Contarão aos seus filhos histórias dos personagens, mostrarão fotos de amigos, tios, primos, gente que eles talvez nem lembrariam mais... Muito obrigada, será graças a vocês!!!!

2- Por favor, todos vocês que têm tanto a nos contar, que têm tantas histórias na memória, tantas fotos nas gavetas... Abram seus corações, percam a timidez, perguntem como, digam tudo, a gente quer saber, a gente se interessa, a gente morre de curiosidade!!! Venham até nós, o nosso coração está na mão esperando vocês!

3- Finalmente, aos que infelizmente ainda pensam de que suas gavetas e suas cabeças serão eternas e que como indivíduos eles prevalecerão sobre a coletividade, peço somente que pensem um pouco mais... nós também esperamos vocês!


LAGUNA PRECISA DE UNIÃO PARA NÃO ESQUECER DE SI MESMA!


Agora, o texto de janeiro:


Eu ando tão longe, né? Mentira... nem tanto. Ando ali do lado. No outro. O outro site. Ando traindo o Certas Linhas com o Coracional. Bateu uma coisa desde sexta-feira da semana passada, eu recém operada, quando o Paulo chegou pra mim e falou:
- Por que em vez de fazer trocentos perfis de orkut, tu não utilizas o site do teu livro para colocar as fotos que o pessoal te envia e assim os que não tem acesso também podem ver?
Gente do céu... esta frase mágica abriu em mim uma multitude de idéias! Saí parindo pelos corredores da casa como uma doida! Tinha tantas saudades abrindo portas no meu coração e na minha cabeça que eu nem cabia mais em mim mesma...
Verdade seja dita... desde que comecei tais perfis (Laguna de Todas as Épocas e Lagunenses e Lagunistas) de fotos na rede Orkut muitas pessoas saudosistas como eu tem se aproximado de mim e o amor por Laguna tem nos unido em mensagens calorosas. Esta felicidade vinda assim de onde eu nem esperava me deu um novo sentido, um novo sopro de vida. E a frase do Paulo, engrenou o resto...
Eu sou convencida, gente... vocês nem imaginam o quanto eu sou convencida... o site tá tão lindo, tão lindo! E sabem por quê? Porque um monte de gente tá colaborando!!!!! Um monte de gente tá enviando fotos, emails com comentários, com histórias de família, com palavras de apoio... quem pode querer mais do que isto? Eu...
Eu quero mais do que isto. Quero que aqueles que ainda não compreenderam que o site é de todos, entendam de uma vez por todas. Não estou fazendo pra mim. Mas para meus filhos, os filhos de vocês, os nossos netos, para todos os que precisam saber que nossa Laguna foi e é linda, teve e tem coisa pra contar. E para que eles conheçam os lagunenses e lagunistas que fizeram a nossa história.
Infelizmente ainda tem gente que pensa que o melhor é derrubar quem teve a boa idéia primeiro para poder mostrar a sua depois. Eu cresci com gente de espírito aberto que me ensinou o contrário: se alguém tem uma boa idéia, vamos apoiar, vamos construir juntos, vamos para a frente juntos.
O site Coracional, que revive a Memória Lagunense está sendo feito por e para todos. Visite, participe, faça parte ativa da família lagunense!
Endereço:

http://www.coracional.com/
Se quiser mandar alguma coisa (fotos, comentários, histórias):

1 de papo!:

Anônimo disse...

A boca da nenê me transportou há duas décadas e pouco mais.O pai, ao voltar do trabalho, banho tomado, ia passear pela casa em "média luz", com iluminaçao indireta de abajures.
A pequena, ficava num estado de paz
e com esta boquinha de peixe, ia olhando os contrastes do
chiaro e scuro pela casa.
Uma visão da felicidade para meu
deleite:eram a filhota e meu marido
que eu contemplava...me babando.
A boquinha dela assim, como esta foto, entreaberta em ângulo fechado,parecendo um peixinho.
Inesquecível imagem da candura,
da graça,de uma bebê já curiosa,
em idade tão tenra.
Lindo post Jaqueline!
Bjão da Fatima.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails